Cyberpunk Wiki
Advertisement
Misc Image Logos1

A série Cyberpunk é um RPG de mesa criado por Mike Pondsmith e publicado por sua empresa, R. Talsorian Games. Foi criado em 1988, fortemente inspirado nos romances de Phillip K. Dick e William Gibson, em particular no filme Blade Runner, de 1982.

O mundo de Cyberpunk se passa em um futuro alternativo no qual o crime está em alta, assassinatos são uma visão comum nas ruas e as corporações se tornaram mais poderosas que os governos mundiais. A série principal se passa em Night City, uma metrópole fictícia da costa oeste situada entre Los Angeles e São Francisco. É aqui que os jogadores encenam sua própria campanha personalizada, como personagens em uma variedade de papéis e se envolvem no mortal sistema de combate "Tiroteio de Sexta a Noite". Night City é o lar de uma variedade de gangues, corporações, organizações e celebridades famosas. Após um longo hiato, a série continuou na forma de um novo livro básico da Talsorian, Cyberpunk Red, e o videogame Cyberpunk 2077 da CD Projekt RED.

Linha do Tempo[]

Series Image Timeline

Principais séries canônicas[]

A principal série canônica é de autoria ou co-autoria de Mike Pondsmith, um produto oficialmente licenciado pela R. Talsorian Games que ocorre dentro da série ou desenvolvido como parte da série de videogames pela CD Projekt RED.

  • Cyberpunk 2020 – A segunda edição publicada em 1990, também foram publicados inúmeros livros complementares.
    • Livros de referência e complementos de Cyberpunk 2020
  • Cyberpunk Red – A terceira edição do RPG de mesa escrito por Mike Pondsmith, publicado em novembro de 2020.
  • Cyberpunk 2077 – Videogame, desenvolvido e publicado pela CD Projekt RED que foi lançado em 10 de dezembro de 2020.
  • Cyberpunk: Edgerunners – Série animada, desenvolvida pela CD Projekt RED e Studio Trigger e publicada pela Netflix, lançada em 13 de setembro de 2022.

Linhas do tempo cânones revisadas[]

  • Série Firestorm – A maioria das histórias dos livros é canônica, com exceção de alguns eventos.
  • Cyberpunk Versão 3.0 – Também conhecido como 203X. Publicado anteriormente como a sequência de 2020, ele foi removido do cânone, mas alguns elementos podem ser transportados para a linha do tempo principal.
  • CyberGeneration – A segunda edição publicada em 1995, chamada CyberGeneration Revolution 2.0. Tornou-se seu próprio universo alternativo, diferindo da linha do tempo principal.
  • Qualquer material antigo que vá além do ano de 2020 pode não ser totalmente canônico. Veja abaixo para saber mais.

Séries não-canônicas[]

  • Hardwired (Conectado) – Este livro de fontes está vinculado ao romance Hardwired de Walter Jon Williams. Foi publicado ao lado de Cyberpunk 2013.
  • When Gravity Fails (Quando a gravidade falha) - Livros de referência e complementos para Cyberpunk 2020.
  • Todos os livros-fonte ou aventuras que não foram publicados pela R. Talsorian Games são considerados não-canônicos.

Canonicidade[]

Conforme as palavras de Mike Pondsmith:

Para esclarecer o que eu disse nas entrevistas; o que eu faço em 2030 que afeta 2077 não é sobre o plano de fundo de 203X, mas a linha do tempo cronológica no geral. Quando escrevi 203X, nunca tínhamos ouvido falar da CDPR, então as necessidades do futuro jogo não eram um fator. Agora, quando falo em combinar a linha do tempo pós 2020, estou falando basicamente sobre como esses eventos precisarão corresponder aos resultados que estamos desenvolvendo para 2077. Então não, as chances de você ter os meninos-baleia aparecendo em 2077 são muito pequenas ou inexistentes. Atenha-se ao que você vê em 2020 – é uma aposta mais segura.[1]

Referências[]

Advertisement